Pesquisa

quarta-feira, 9 de abril de 2014

10 curiosidades interessantes que provavelmente você não sabia #53

@ 10 curiosidades interessantes que provavelmente você não sabia Mais algumas curiosidades interessantes que provavelmente você não sabia.










1- O maior de todos os besouros conhecidos

1- O maior de todos os besouros conhecidos
O cerambicídeo-gigante (Titanus giganteus) é o maior de todos os besouros conhecidos pela Entomologia, e figura entre as maiores espécies de insetos do mundo. Seu habitat são as florestas tropicais localizadas ao norte da América do Sul, especialmente na região norte do Brasil, nas Guianas e na Colômbia, podendo ser encontrados também no Equador e no Peru.
 

2- Lágrimas de crocodilo

2- Lágrimas de crocodilo
Quando dizemos que uma pessoa está “chorando lágrimas de crocodilo”, queremos dizer que ela está fingindo, chorando de uma forma falsa. Tal expressão, utilizada no mundo inteiro, veio do fato de que o crocodilo, quando está devorando suas presas, faz uma pressão muito forte sobre o céu da boca e estimula suas glândulas lacrimais, dando a impressão de que o animal está chorando. Obviamente, o animal não chora e por isso surgiu a expressão popular.

3- Machos vaidosos

3- Machos vaidosos
Geralmente, os machos dos camaleões são muito mais ornamentados do que as fêmeas. Ou seja, eles têm mais saliências faciais e projeções, como cristas, em suas cabeças.

4- O nome “jaguar”

4- O nome “jaguar”
O nome “jaguar” vem de uma palavra indígena norte-americana que significa “aquele que mata em um salto”.

5- Vesna Vulovic

5- Vesna Vulovic
Vesna Vulović é uma ex-comissária de bordo sérvia que sobreviveu a uma queda livre de 10.160 metros (33.330 pés) quando o avião DC-9 no qual ela estava viajando explodiu sobre Srbská Kamenice, Checoslováquia, em 26 de janeiro de 1972. Ela manteve-se presa ao seu assento de hospedeira na cauda do avião, que se manteve preso aos banheiros. Estas partes do avião caíram sobre uma montanha coberta de neve. Acredita-se que uma bomba terrorista tenha sido a causa da explosão. Vulović quebrou as duas pernas e ficou 27 dias em coma e temporariamente paralítica. Nenhum outro passageiro sobreviveu à queda. Ela detém o recorde mundial de acordo com o Livro Guinness dos Recordes por sobreviver a mais alta queda livre sem usar paraquedas.

6- Soneca

6- Soneca
Tirar uma soneca depois de aprender algo pode ajudar a sua retenção do mesmo.

7- Os lados do cerebro

7- Os lados do cerebro
A idéia do lado esquerdo do cérebro (lógico) e lado direito do cérebro (criativo) não tem nenhuma base em neurociência e é de fato um mito.

8- Maior número de passageiros

8- Maior número de passageiros
O recorde de maior número de passageiros em um avião foi em 1991, quando 1.120 judeus viajaram em um Boeing 747 para Jerusalém. O avião pousou com 1122 passageiros porque dois bebês nasceram durante o vôo.

9- Pareidolia

9- Pareidolia
A pareidolia é um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. É comum ver imagens que parecem ter significado em nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, janelas embaçadas e outros tantos objetos e lugares. Ela também acontece com sons, sendo comum em músicas tocadas ao contrário, como se dissessem algo.
Veja aqui alguns exemplos de pareidolia
 

10- Chocobo

10- Chocobo
O Chocobo em Final Fantasy foi baseado em uma criatura real, chamada de "Gastornis" que existia 45 milhões anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário