Pesquisa

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

10 curiosidades interessantes que provavelmente você não sabia #71

@ 10 curiosidades interessantes que provavelmente você não sabia Mais algumas curiosidades interessantes que provavelmente você não sabia.










1- O peixe quatro-olhos

1- O peixe quatro-olhos
O peixe quatro-olhos (Anableps anableps), apesar do nome, tem apenas dois olhos. A diferença é que eles são divididos: as partes superiores cuidam dos possíveis predadores que podem surgir acima da superfície da água, enquanto as partes inferiores ficam atentas a tudo que acontece debaixo da água.

2- A Ilha da Queimada Grande

2- A Ilha da Queimada Grande
A Ilha da Queimada Grande é uma ilha localizada a cerca de 35 quilômetros do litoral do estado de São Paulo. O desembarque não é aconselhado e até mesmo foi proibido pela Marinha do Brasil devido a grande quantidade de cobras, especialmente a Jararaca-ilhoa, espécie endêmica da ilha. O nome tem origem no fato de, no passado, eventuais visitantes (sobretudo pescadores da região) atearem fogo na vegetação costeira para afugentar as serpentes e então poder desembarcar em terra firme.

3- A orelha mais alargada


3- A orelha mais alargada
Kala Kaiwi, um havaiano, foi reconhecido pelo livro dos Recordes como a pessoa com a ponta da orelha mais alargada sem a intervenção de cirurgia no mundo. A façanha de Kala Kaiwi foi possível devido ao uso de um enorme alargador de 10,9 cm de diâmetro.


4- As focas

4- As focas
As focas são famosas pelos seus bigodes, é através deles que elas conseguem detectar o rastro hidrodinâmico de peixes que nadam em uma distância de até 180 metros.


5- Borboleta monarca e vice rei

5- Borboleta monarca e vice rei
A borboleta monarca possui gosto ruim, e quando os pássaros a comem passam mal e vomitam, enquanto que a borboleta vice-rei é um animal de sabor agradável aos pássaros. Para não ser comida pelos pássaros, a borboleta vice-rei, ao longo de milhões de anos na evolução de sua espécie, foi adquirindo as mesmas cores da borboleta monarca, com o intuito de não ser comida pelos pássaros, que a confundem com a borboleta monarca.

6- O lugar mais alienígena na Terra

6- O lugar mais alienígena na Terra
Devido ao seu isolamento — Socotra é parte de um arquipélago que ficou geograficamente isolado da África há 6 ou 7 milhões de anos—, um terço da vida vegetal na ilha de Socotra (Iêmen) não é encontrada em nenhum outro lugar do planeta. O que da a ilha uma paisagem 'alienígena'.

7- O ornitorrinco

7- O ornitorrinco
O ornitorrinco nada com olhos, ouvidos e narinas fechados, guiando-se graças a receptores sensoriais em seu bico para detectar os campos elétricos emitidos por suas presas. Além disso, a fêmea não possui tetas para amamentar os filhotes - estes sugam o leite que sai da pele da mãe, como os marsupiais.

8- O rato-canguru

8- O rato-canguru
O rato-canguru, um pequeno roedor de 10 centímetros que se esconde entre pedregulhos no deserto do Arizona. Ele não só não bebe nada como se alimenta exclusivamente de sementes secas. Isso não significa que ele sobrevive sem água. O que o rato faz absorver uma quantidade mínima de água das sementes, que é o suficiente para sobreviver.

9- O lugar mais saudável do mundo

9- O lugar mais saudável do mundo
A Ilha de Okinawa no Japão tem mais de 450 pessoas vivendo com mais de 100 anos e é conhecida como o lugar mais saudável do mundo.

10- Pássaros

10- Pássaros
 Mais do que buscar alimentos, os pássaros da espécie Zonotrichia leucophrys e alguns tipos de cervos são capazes de sentir se seu organismo está precisando de algum nutriente importante. Com essa capacidade, eles costumam buscar alimentos ricos em aminoácidos que não podem ser produzidos ou armazenados no organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário